Página inicial
Arquidiocese de Campinas
Você está em: Página inicial » Notícias

Notícias

14 de Fevereiro de 2018

Qual é o significado da Quaresma?

A Quaresma é o período de 40 dias dedicado pelos cristãos à preparação para a Páscoa. Desde os primeiros séculos do cristianismo é vivido como um tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. A Quaresma começa na quarta-feira de Cinzas e termina imediatamente antes da Missa da Ceia do Senhor (Lava-pés), na quinta-feira Santa, quando tem início o Tríduo Pascal.


Todos os anos, durante os 40 dias da Quaresma, a Igreja une-se ao mistério de Jesus no deserto (Cf. Catecismo da Igreja Católica, 540). Ao propor aos seus fiéis o exemplo de Jesus que se retira para o deserto (Lc 4,1ss), os fiéis preparam-se para a celebração das solenidades pascais principalmente através da oração, do jejum e da caridade (Mt 6,1ss).

Aqui no Brasil, a Quaresma é também ocasião de refletir e fazer repercutir na sociedade e na vida cristã temas relacionados a justiça social e à dignidade humana. A Campanha da Fraternidade visa ajudar-nos a tornar nossa fé mais coerente e atenta aos sinais dos tempos. O tema da Campanha da Fraternidade 2018 é “Fraternidade e superação da violência”.


É importante que cada pessoa avalie a própria caminhada tendo sempre como critério o Evangelho e os ensinamentos da Igreja, assumindo os exercícios de penitência e piedade conforme sua realidade e condição humana. Devemos sempre considerar o que Jesus mesmo disse: “Quero misericórdia e não sacrifício” (Mt 12,7).

Já celebramos a Quarta-feira de Cinzas, com duas Missas na Igreja Matriz (às 15h e às 19h30). Fique atento à nossa programação para celebrar conosco este tempo tão importante de nossa Igreja!

Fonte: a12.com
Postado por: Paroquia Santana
17 de Janeiro de 2018

Luau, com Brais Oss

Você já participou do PHN (Por Hoje Não), na Canção Nova? Então você não pode ficar fora dessa!

VENHA PARTICIPAR DO MAIOR LUAU CATÓLICO DO MUNDO e viva essa experiencia incrível. Ah... E não se esqueça de convidar sua família e seus amigos!

Show de Abertura: SILVANA SANTOS E MINISTÉRIO

Ingressos: R$ 10,00 + Kg de Alimento não perecível
Local de Venda: Paróquia São Francisco de Assis - Vinhedo;
Data do Evento: 12/02/2018;
Local: Espaço Santa Cruz (onde acontece a Festa de Sant'Ana).
Postado por: Paroquia Santana
11 de Dezembro de 2017

Programação de Natal e Ano-Novo

DOMINGO - 24/12/2017
Missa do IV Domingo do Advento, na Matriz, às 10h.

Missa do Natal, na Igreja São Cristóvão, às 17h.

Missa da Noite do Natal, na Matriz, às 20h.


SEGUNDA-FEIRA - 25/12/2017
Missa do Natal do Senhor, na Matriz, às 10h.


SÁBADO - 30/12/2017
Santas Missas nos horários de costume, na Igreja Matriz e nas Comunidades.


DOMINGO - 31/12/2017
Missa da Sagrada Família, na Matriz, às 10h.

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, na Igreja São Cristóvão, às 17h.

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, na Matriz, às 20h.


SEGUNDA-FEIRA - 01/01/2018
Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, na Matriz, às 10h.


SÁBADO - 06/01/2018
Solenidade da Epifania do Senhor: Santas Missas nos horários de costume, na Igreja Matriz e nas Comunidades.


DOMINGO - 07/01/2018
Solenidade da Epifania do Senhor, na Matriz, às 10h e às 19h.



A Paróquia Sant'Ana deseja a todas e todos um feliz e abençoado 2018!
Postado por: Paroquia Santana
30 de Outubro de 2017

Programação - Dia de Finados

Confira abaixo a programação completa do Dia de Finados em nossa cidade.

Postado por: Paroquia Santana
7 de Outubro de 2017

300 anos da imagem de Nossa Senhora Aparecida

A Imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717. Portanto, em 2017 o encontro da Imagem completa 300 anos.

Em nossa Paróquia, as comemorações dos ‘300 anos de Bênçãos’ de Nossa Senhora Aparecida tiveram início no dia 02 de outubro de 2017 e para celebrar esse grandioso tricentenário, preparamos uma programação especial.

Clique no link a seguir e fique por dentro de tudo que acontecerá na Novena e na grande Festa dedicada à Senhora Aparecida: https://www.facebook.com/paroquiasantanavinhedo/?fref=ts
Postado por: Paroquia Santana
23 de Agosto de 2017

Padre Julio completa 3 anos como Pároco em Vinhedo

Hoje, 23 de agosto, o Padre Julio completa 3 anos à frente de nossa Paróquia!

Com muita humildade, sabedoria e disposição, nosso Pároco tem agido e nos conduzido ao caminho de Deus durante todo esse tempo.

Padre Julio Cesar Calusni nasceu no dia 16 de fevereiro de 1961, em Campinas, SP, filho de José Calusni e Maria da Conceição Pongelupi.

No dia 31 de agosto de 1985 foi ordenado Diácono, por Dom Gilberto, na Paróquia Santa Luzia, em Campinas.

Foi ordenado Presbítero no dia 05 de março de 1986, na Catedral Metropolitana de Campinas, por Dom Gilberto Pereira Lopes.

Foi Administrador Paroquial da Paróquia São Cristóvão, em Valinhos, SP, em 1986; Vigário Paroquial da Paróquia Sant´Ana, em Sumaré, SP, de 1986 a 1987; Pároco da Paróquia Santo Antonio, em Santo Antonio de Posse, SP, de 1987 a 1993; Promotor da Justiça e Defensor do Vínculo do Tribunal Eclesiástico, de 1990 a 1991; Orientador de Estudos no Instituto Vocacional São José de Pedreira, em 1991; Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Serra Negra, de 1994 a 1996; Diretor Espiritual no Instituto Vocacional São José, em Pedreira, de 1996 a 1997; Pároco da Paróquia Santa Isabel, em Barão Geraldo, Campinas, de 1997 a 2001.

No dia 1º de julho de 1997 foi nomeado Chanceler da Cúria Metropolitana de Campinas.

Tomou posse como Pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no dia 07 de outubro de 2001. Nos meses de julho e agosto de 2003 foi Administrador Paroquial da Paróquia Coração de Maria, em Campinas. Foi eleito Vigário Forâneo da Forania Coração de Maria em 08 de dezembro de 2002 e também nos anos de 2011 e 2012.

De 23 de agosto de 2014 até atualmente, é Pároco da Paróquia Sant'Ana de Vinhedo. Em 2017, também recebeu a função de Vigário Forâneo da Forania Santa Cruz, que compreende as Paróquias de Valinhos e de Vinhedo.

Peçamos à Senhora Sant'Ana que abençoe imensamente sua vida e seu ministério sacerdotal.

Postado por: Paroquia Santana
15 de Julho de 2017

Mudanças na Paróquia São Sebastião (Nova Vinhedo)

Comunicamos a todas e a todos que o Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom Airton José dos Santos, nomeou como Pároco da Paróquia São Sebastião de Vinhedo o padre Carlos Lemos, até então pároco da Paróquia São Pio X. Sua posse ocorrerá no dia 19 de agosto deste ano.

Sendo assim, o Padre José Carlos de Lima, carinhosamente conhecido como Padre Lima, será transferido para a Catedral Metropolitana de Campinas. Lá, ele será o novo vigário paroquial, auxiliando o Monsenhor Rafael em diversas atividades pastorais.

Agradecemos imensamente a Deus pelo dom da vida do Padre Lima e pelo trabalho e convivência ao longo dos 17 anos que esteve conosco em Vinhedo. Que Deus o abençoe em sua nova etapa de vida ministerial!

Obs.: Em breve traremos mais notícias sobre a posse do Pe. Carlos Lemos. Desde já, saudamos o novo Pároco da Paróquia São Sebastião e pedimos a Deus para que seu ministério em nossa cidade seja repleto de bênçãos!
Postado por: Paroquia Santana
15 de Julho de 2017

Tradicional Festa de Sant'Ana - Programação

PROGRAMAÇÃO DA FESTA RELIGIOSA (NOVENA E MISSA SOLENE)
A Novena acontecerá de 14 a 24 de Julho
Dias de semana: Santa Missa, às 19h30, na Igreja Matriz (Centro)
Finais de semana: nos horários comuns de Missa e Celebração (sábado e domingo serão considerados apenas um dia, por celebrarmos a mesma Liturgia).
Dia 26 de Julho - Dia de Sant'Ana: Santas Missas, às 9h e às 16h, na Igreja Matriz (Centro). Após a Missa da tarde, haverá uma carreata até o local da Festa Social - Espaço Santa Cruz.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA SOCIAL

Dia 26 - Dia da Padroeira, a partir das 17h30;
Dia 29 - Sábado, a partir das 18h30;
Dia 30 - Domingo, das 11h30 às 17h;
Dia 05 - Sábado, a partir das 18h30;
Dia 06 - Domingo, das 11h30 às 17h.
Local: Espaço Santa Cruz (perto da Santa Casa de Vinhedo).
Obs.: Todos os dias haverá música ao vivo.

Postado por: Paroquia Santana
15 de Junho de 2017

Catequese: Por que celebramos o Corpus Christi?

Afinal de contas, o que é comemorado na Solenidade de Corpus Christi?

A expressão latina Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”. É uma comemoração católica, cujo nome litúrgico completo é Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Mesmo sendo corriqueira a abreviação em latim, não é de uso universal. Na Itália, por exemplo, o mais comum é se falar em Corpus Domini, “o Corpo do Senhor”.

A solenidade tem a sua origem no século XIII, a partir das inspirações de uma monja agostiniana conhecida como Santa Juliana de Cornillon, que viveu em Liége, na Bélgica. Aos 16 anos, ela teve uma visão na qual se via a Lua, toda brilhante, atravessada por uma faixa escura. Na oração, compreendeu que a Lua representava a vida da Igreja na terra e a faixa sem luz significava a ausência de uma festa litúrgica dedicada à Eucaristia.

Juliana manteve em segredo a sua visão por cerca de vinte anos. Depois de ter assumido a liderança do convento em que vivia, confidenciou a visão a outras duas religiosas e a um padre, ao qual pediram que sondassem entre os clérigos e os teólogos o que pensavam da proposta.

A resposta foi positiva e o bispo de Liége – cidade já conhecida por seu fervor pela Eucaristia – instituiu a festa na sua diocese, sendo em seguida imitado por outros bispos. Foi o papa Urbano IV, que havia conhecido Juliana antes de se tornar pontífice, que estendeu a comemoração a toda a Igreja, com a bula Transiturus de hoc mundo, em 1264, seis anos depois da morte de Juliana. A data fixada – e estabelecida como dia de preceito, ou seja, de obrigatoriedade de ir à missa – foi a segunda quinta-feira após a solenidade de Pentecostes, que ocorre, por sua vez, no sétimo domingo a partir da Páscoa.

A data veio ao encontro da ausência de uma comemoração no calendário litúrgico da Igreja Católica dedicada especialmente à exaltação da Eucaristia, o pão e o vinho que, segundo a fé católica, ao serem consagrados na missa com a repetição do gesto e das palavras de Jesus na última ceia, o tornam presente de modo “verdadeiro, real e substancial: com o seu Corpo e o seu Sangue, com a sua Alma e a sua Divindade” (Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, n. 282).

O dia mais propício seria o da instituição do sacramento da Eucaristia, isto é, a Quinta-feira Santa, mas o clima da celebração desse dia, que se encerra com a perspectiva da prisão e da morte de Jesus, não é o mais adequado a uma comemoração festiva. Inserido no Tempo Comum do calendário litúrgico, o dia de Corpus Christi dá espaço a manifestações mais expressivas e alegres da devoção dos fiéis, como a rica decoração que, em muitos lugares, inclusive no Brasil, se caracterizou pela confecção de tapetes para a procissão com a Eucaristia, feitos principalmente com serragem colorida. Ao mesmo tempo, sendo uma data móvel dependente do dia da Páscoa, não perde a sua ligação com o mistério pascal, centro da fé cristã.

Quando Urbano IV oficializou a comemoração, pediu a santo Tomás de Aquino, um dos maiores teólogos do seu tempo e da história da Igreja, que compusesse os textos do ofício litúrgico da solenidade. Usados até hoje, são largamente difundidos e alimentam a fé dos fiéis.

Em nossa Igreja Matriz, a Solenidade de Corpus Christi reuniu mais de 1.500 pessoas, que vieram de toda a região para participarem da Celebração!
Postado por: Paroquia Santana
8 de Junho de 2017

Corpus Christi 2017

Contamos com sua participação na Solenidade de Corpus Christi, que acontecerá no dia 15 de Junho, às 16h, na Igreja Matriz de Sant'Ana. Logo após a Santa Missa, realizaremos a tradicional Procissão, percorrendo as ruas do centro da cidade. Esta Celebração Eucarística contará com a presença de todas as Paróquias de Vinhedo.
Postado por: Paroquia Santana
 
Paróquia Sant'Ana 2018. Todos os direitos reservados
Largo Mons. Favorino C. Marrone, 94, Centro, Vinhedo/SP
Fone: 19 3886.1972
Labraro criação de sites em Vinhedo, Valinhos, Campinas e região