Página inicial
Arquidiocese de Campinas
Você está em: Página inicial » Notícias » Paróquia Sant'Ana: 103 anos de presença cristã em Vinhedo
21 de Fevereiro de 2017

Paróquia Sant'Ana: 103 anos de presença cristã em Vinhedo

A Paróquia de Sant’Ana foi criada em 22 de fevereiro de 1914, no Distrito de Paz de Rocinha, pertencente à cidade de Jundiaí, interior de São Paulo, quando por um ato certamente iluminado pelo Espírito Santo, o Bispo Dom Nery assinou o decreto que dava origem à mesma. A singela igreja localizava-se no centro do pequeno povoado, que surgiu próximo à bela Fazenda Cachoeira, da linha férrea e às margens da Estrada da Boiada, rota que ligava os bandeirantes e comerciantes do interior do Brasil à Cidade de São Paulo e ao porto de Santos.

Atualmente, por esta estrada passam modernos automóveis, em contraste com as caravanas de charretes que cruzavam a região na época. A capela, dedicada a Santa Ana teve sua inspiração nos imigrantes italianos que vieram para a região, por conta das atrocidades da Primeira Guerra Mundial que assolavam a Europa.

Como na Itália a tradição reza que a matriarca da família tem grande importância, a igreja foi dedicada à avó de Jesus, a exemplo de várias paróquias deste país europeu que a veneram como padroeira e protetora.
A construção da primeira capela ocorreu no ano de 1898. Com isso, as atividades do Distrito concentraram-se em seu entorno, e assim, prosperava cada vez mais.

Em 1948 o jovem padre campineiro Favorino Carlos Marrone foi destinado a prestar seus serviços como pároco na pequena vila. Este foi o começo de uma bela história: com o crescimento populacional e econômico do Distrito, começou a ser cogitada a emancipação, pois os moradores do local sentiam-se incomodados com o descaso do governo de Jundiaí e entendiam que poderiam “caminhar com as próprias pernas”.

Em 24 de outubro do mesmo ano o movimento deu resultado e o padre foi um dos motivadores mais importantes do processo. O próprio sacerdote revelou que as reuniões aconteciam na sacristia da antiga igreja com os principais líderes de rocinha. A 2 de abril de 1949 a cidade elegia seu primeiro prefeito, Dr. Abrahão Aun, e sob a bênção de Favorino, a cidade recebia o nome de Vinhedo, em decorrência da grande produção de uvas e vinhos, o que conferiu à cidade o título de “terra da uva” posteriormente.

Ainda no mesmo ano, o padre iniciou a obra mais importante da cidade menina: a construção da nova Igreja Matriz. A história nos conta que, quando crianças, Favorino e um amigo conversavam e, enquanto o primeiro contava que seguiria o sacerdócio quando adulto, o outro dizia querer ser engenheiro civil. Ficou combinado que o amigo seria o responsável pela construção de sua igreja. Dito e feito! O projeto foi da autoria deste engenheiro e a obra terminou apenas em 1959, mobilizando praticamente todos os aproximadamente 7 mil habitantes da cidade, que contribuíram desde a doação do terreno até a edificação do telhado. Os mais antigos contam que, na época, o padre e seu amigo eram considerados insanos por projetarem uma igreja de proporções tão grandes, sem nenhum pilar de sustentação para a nave central e de arquitetura bastante moderna. Atualmente, sabemos que os dois foram visionários, pois a igreja se destaca imponente e tem capacidade para mais de 1 mil fiéis. Ainda no período de finalização da obra, a velha matriz foi demolida e atualmente o local onde era construída é a Praça Sant’Ana.

Além do levantamento da Matriz, o padre foi responsável pela criação da Santa Casa de Saúde, ainda hoje o único hospital da cidade, do Lar da Caridade de Vinhedo, que cuida de idosos desamparados, da sede dos Vicentinos, do Coral Santa Cecília, patrimônio imaterial de Vinhedo, ajudou na instalação do Mosteiro de São Bento, criação da tradicional Festa da Uva, sem contar as milhares de celebrações eucarísticas, batismos, catequeses, crismas e casamentos que presidiu. Também foi personagem muito influente no cenário político e social da cidade, onde residiu por 60 anos, e destes, 45 anos foram dedicados exclusivamente ao serviço de pároco. Em 19 de setembro de 1989 foi condecorado pelo papa João Paulo II com o título de monsenhor pelos inúmeros serviços prestados à igreja e à comunidade. O “Santo de Vinhedo”, como era conhecido, faleceu em 23 de agosto de 2009 e até hoje não há família vinhedense que não tenha pelo menos uma história sem ele.

Em 1993, devido às limitações que o Monsenhor contraiu pela idade avançada, foi nomeado pároco o padre João Passadori, que permaneceu no cargo por 17 anos. Ele foi responsável por muitas mudanças, e a mais importante foi a reforma da Igreja Matriz, em que foram trocados os pisos, as portas ganharam belos vitrais e o presbitério foi quase inteiramente revitalizado. Depois dele, foi designado o Padre Clodoaldo Rogério Verdin, responsável por mudanças significativas nas pastorais, movimentos e dinâmica da Liturgia, além de ter reformado as comunidades que compõe a Paróquia. Desde agosto de 2014 o Padre Julio Cesar Calusni é quem guia espiritualmente e comanda a administração da Paróquia.

Atualmente a Paróquia Sant’Ana conta com 5 comunidades, diversas pastorais, a saber, Acólitos e Coroinhas, Catequese (de adultos e de crianças), Crisma, Enfermos, além de iniciativas como o Terço dos Homens, a Legião de Maria, Grupo de Oração, Leitura Orante e o Grupo de Jovens Rede de Pedro.

Em 22 de fevereiro de 2014, a Paróquia Sant’Ana de Vinhedo completou 100 anos de existência e bênçãos!

Lista de Párocos da Paróquia Sant’Ana:
1914 – Pe. Basílio Pires
1918 – Pe. Alberto Motz
1920 – Pe. Isidoro Ermeti
1923 – Pe. Francisco Duenas
1926 – Pe. Manoel Alves
1928 – Pe. Christovam Porphirio De Almeida Alves
1929 – Pe. Pedro Ciardella
1930 – Pe. Vicente Rizzo
1931 – Pe. Henrique De Moraes Mattos
1932 – Pe. Dario Wanderley de Lima
1933 – Pe. Luiz Fernandes de Abreu
1934 – Pe. José Pabon
1935 – Pe. Cassimiro Gomes de Abreu
1935 – Pe. Luiz Saes
1948 – Pe. Favorino Carlos Marrone
1993 – Pe. João Aparecido Passadori
2010 – Pe. Clodoaldo Rogério Verdin
2014 – Pe. Julio Cesar Calusni

Postado por: Paroquia Santana
Paróquia Sant'Ana 2017. Todos os direitos reservados
Praça Sant'Ana S/N., Centro - Vinhedo/SP
Fone: 19 3886.1972
Labraro criação de sites em Vinhedo, Valinhos, Campinas e região