Você está em: Página inicial » Notícias » Quarta-feira de Cinzas: Confira a programação das Paróquias de Vinhedo
28 de Fevereiro de 2017

Quarta-feira de Cinzas: Confira a programação das Paróquias de Vinhedo

A Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma e é uma data com especial significado para a comunidade cristã, pois é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa.

Neste dia, é celebrada a tradicional missa das cinzas. As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Na Quarta-feira de Cinzas (e na Sexta-feira Santa) a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta, neste caso, a carne.

Confira abaixo os horários de Missa nesta Quarta-feira de Cinzas na cidade de Vinhedo:

PARÓQUIA SANT'ANA
Às 15h e às 19h30, na Igreja Matriz de Sant'Ana (Centro).

PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Às 7h, 18h e 20h, na Igreja Matriz de São Francisco de Assis (Vila João XXIII);
Às 20h na Igreja Santo Antonio (Bairro Caixa d'Água).

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE LOURDES
Às 19h30, na Igreja Matriz de N. Sra. de Lourdes (Bairro Capela).

PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO
Às 19h30, na Igreja Matriz de São Sebastião (Bairro Nova Vinhedo).