Você está em: Página inicial » Paróquia » Comunidade Matriz Sant'Ana

Igreja / Comunidade Matriz Sant'Ana

Igreja Matriz Vinhedo

Em 1948 o jovem padre campineiro Favorino Carlos Marrone foi destinado a prestar seus serviços como pároco na pequena vila de Rocinha. Este foi o começo de uma bela história: com o crescimento populacional e econômico do Distrito, começou a ser cogitada a emancipação, pois os moradores do local sentiam-se incomodados com o descaso do governo de Jundiaí e entendiam que poderiam “caminhar com as próprias pernas”. Em 24 de outubro do mesmo ano o movimento deu resultado e o padre foi um dos motivadores mais importantes do processo. O próprio sacerdote revelou que as reuniões aconteciam na sacristia da antiga igreja com os principais líderes de Rocinha. A 2 de abril de 1949 a cidade elegia seu primeiro prefeito, Dr. Abrahão Aun, e sob a bênção de Favorino, a cidade recebia o nome de Vinhedo, em decorrência da grande produção de uvas e vinhos, o que conferiu à cidade o título de “terra da uva” posteriormente.
Ainda no mesmo ano, o padre iniciou a obra mais importante da cidade menina: a construção da nova Igreja Matriz. A história nos conta que, quando crianças, Favorino e um amigo conversavam e, enquanto o primeiro contava que seguiria o sacerdócio quando adulto, o outro dizia querer ser engenheiro civil. Ficou combinado que o amigo seria o responsável pela construção de sua igreja. Dito e feito! O projeto foi da autoria deste engenheiro e a obra terminou apenas em 1959, mobilizando praticamente todos os aproximadamente 7 mil habitantes da cidade, que contribuíram desde a doação do terreno até a edificação do telhado. Os mais antigos contam que, na época, o padre e seu amigo eram considerados insanos por projetarem uma igreja de proporções tão grandes, sem nenhum pilar de sustentação para a nave central e de arquitetura bastante moderna. Atualmente, sabemos que os dois foram visionários, pois a igreja se destaca imponente e tem capacidade para mais de 1.200 fiéis. Ainda no período de finalização da obra, a velha Matriz foi demolida e atualmente o local onde era construída é a Praça Sant’Ana.

Dia de Sant'Ana: 26 de Julho
Senhora Sant'Ana, fostes chamada por Deus a colaborar na salvação do mundo. Seguindo os caminhos da Providência Divina, recebeste São Joaquim por Esposo. Deste vosso matrimônio, vivido em santidade, nasceu Maria Santíssima, que seria a Mãe de Jesus Cristo. Formando Vós família tão santa, confiantes nós vos pedimos por esta nossa família. Alcançai-nos a todos as graças de Deus: aos PAIS deste lar, que vivam na santidade do matrimônio e formem seus filhos segundo o Evangelho; aos FILHOS desta casa, que cresçam em sabedoria, graça e santidade e encontrem a vocação a que Deus os chamou. E a TODOS nós, Pais e Filhos, alcançai-nos a alegria de viver fielmente na Igreja de Cristo, guiados sempre pelo Espírito Santo, para que um dia, após as alegrias e sofrimentos desta vida, mereçamos também nós chegar à casa do Pai, onde vos possamos encontrar, para junto sermos eternamente felizes, no Cristo, pelo Espírito Santo. Amém.
horários de missas
Dia Horário
Domingo 10:00h
Domingo 19:00h